|
Currais Novos - Rio Grande do Norte
«
Natal
«
Rio Grande do Norte
População: 41.200 hab (2006)
Área: 903 km2
Distância de Natal: 172 km.
O nome Currais Novos remete à origem econômica da cidade e de toda a região do Seridó do Rio Grande do Norte: a criação extensiva de gado para suprir os engenhos de cana da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia.
Após o declínio da atividade canavieira, a criação de gado perdeu sua importância econômica, e foi por algumas décadas substituída pelo cultivo de algodão (que, afetado por pragas e por oscilações nos preços, também viu um rápido declínio).
Em 1943, foi descoberta a existência de xelita no sub-solo de Currais Novos. Esse minério é por vezes escrito scheelita, e é utilizado para produção de tungstênio (que é utilizado, entre outras coisas, para produção do filamento de lâmpadas incandescentes). Nas décadas seguintes, Currais Novos tornou-se um dos maiores produtores e exportadores de xelita do mundo, e a cidade conheceu seu apogeu econômico.
A partir de 1980, outras técnicas permitiram tanto substituir o tungstênio por outros materiais, bem como obter tungstênio a partir de outros minerais. A cidade viveu novamente uma fase de declínio.
Atualmente, a cidade procura incrementar o turismo, divulgando os potenciais do Seridó; as minas de xelita tornaram-se também um atrativo turístico.
Recentemente, retomou-se a exploração das minas de xelita; o grupo controlador (ver abaixo) estuda a viabilidade da expansão da exploração.
Outros sites
Prefeitura de Currais Novos. Site oficial.
Mina Brejuí. Site da empresa que explora a xelita em Currais Novos.
Volta ao Topo da Página
|
|